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1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m21d.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34T/44TKTBS
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21d/2021/06.23.01.52
Última Atualização2021:09.16.15.51.25 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21d/2021/06.23.01.52.34
Última Atualização dos Metadados2022:04.03.19.26.37 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE-18452-TDI/3102
Chave de CitaçãoOliveira:2021:EsMiIm
TítuloEstudo da migração e implementação de um software de controle de atitude para um sistema operacional e um processador em tempo real
Título AlternativoStudy of the migration and implementation of an attitude control software for a real time operational system and processor
CursoCMC-ETES-DIPGR-INPE-MCTI-GOV-BR
Ano2021
Data2021-05-12
Data de Acesso13 maio 2024
Tipo da TeseDissertação (Mestrado em Mecânica Espacial e Controle)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas164
Número de Arquivos1
Tamanho12847 KiB
2. Contextualização
AutorOliveira, Michel Macena
GrupoCMC-ETES-DIPGR-INPE-MCTI-GOV-BR
BancaRicci, Mário César (presidente)
Souza, Marcelo Lopes de Oliveira e (orientador)
Magalhães, Renato Oliveira de
Pessotta, Fernando Antonio
Moreira, Fernando José de Oliveira
Endereço de e-Mailmichel.macena@inpe.br
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2021-06-23 01:52:34 :: michel.macena@inpe.br -> pubtc@inpe.br ::
2021-06-23 01:54:39 :: pubtc@inpe.br -> michel.macena@inpe.br ::
2021-06-23 01:58:47 :: michel.macena@inpe.br -> administrator ::
2021-06-23 19:09:03 :: administrator -> pubtc@inpe.br ::
2021-06-23 19:09:41 :: pubtc@inpe.br -> michel.macena@inpe.br ::
2021-06-30 13:43:35 :: michel.macena@inpe.br -> pubtc@inpe.br ::
2021-06-30 17:37:09 :: pubtc@inpe.br -> michel.macena@inpe.br ::
2021-07-04 03:09:07 :: michel.macena@inpe.br -> pubtc@inpe.br ::
2021-12-03 21:20:04 :: pubtc@inpe.br -> simone ::
2021-12-10 15:00:40 :: simone :: -> 2021
2021-12-10 15:05:38 :: simone -> administrator :: 2021
2022-04-03 19:26:37 :: administrator -> :: 2021
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chavesimulação
controle
tempo real
RTEMS
processador-na-malha
simulation
control
real time
processor-in-the-loop
ResumoAtualmente, sistemas de satélites são comuns no mundo, seja para propósitos civis ou militares. Mas sistemas de satélites demoram muito para construir, operar e se pagar, são de altíssimo custo e complexidade. Suas falhas geram riscos de perda da missão e prejuízos da ordem de milhões de reais/dólares. O segmento espacial apresenta alto custo; porém, o planejamento e realização da missão também têm altos custos que devem ser considerados numa análise de riscos. Portanto, há extrema importância em métodos e meios para evitar tais falhas, como projetar: 1) o segmento espacial para suportar as intempéries do espaço; 2) A missão para suportar as demandas operacionais; e 3) todos, diante de um conjunto de falhas considerado. Particularmente, um satélite é composto de diversos subsistemas; e cada um contribui para o risco de falhas à sua maneira. Um dos mais influentes é o Sistema de Controle de Atitude e de Órbita (SCAO) por sua complexidade e operação em tempo real. Por isso, este trabalho estuda a implementação de um software de controle de atitude para um sistema operacional e um processador em tempo real. O controle de órbita não é tratado. Para isto, ele: 1) recupera um ambiente e um software de SCA já desenvolvido para o sistema operacional em tempo real RTEMS que executa sobre um emulador do processador ERC32 e se comunica com um computador PC que simula o ambiente espacial; 2) Migra-os para um ambiente semelhante; porém, os implementa sobre um processador ERC32 real; 3) os simula e os compara nos mesmos casos e nas mesmas condições dos desenvolvimentos anteriores. Este método permite: 1) aproveitar e continuar os desenvolvimentos anteriores; 2) recuperar e melhorar tal ambiente e tal software; 3) testar o software de SCA em tempo de projeto, sob diversas condições que poderão ocorrer em tempo de execução da missão, antes de embarcá-lo no modelo de vôo de um satélite; e assim, 4) reduzir os riscos de falhas e perda da missão. Os resultados obtidos e tais comparações sugerem o sucesso de tal migração. ABSTRACT: Currently, satellite systems are common in the world, whether for civil or military purposes. However, satellite systems take long time to build, operate, and pay, are very costly and complex. Their faults generate risks of mission loss; as a result, millions of reais / dollars losses. The space segment has a high cost; but mission planning and realization also have high costs that should be considered in a Risk Analysis. So, there is extreme importance in methods and means to avoid such faults, as designing: 1) the space segment to support space conditions; 2) the mission to support the operational demands; and 3) all subject to a considered set of faults. In particular, a satellite is made up of several subsystems; and each contributes to such faults in its own way. One of the most influentials is the Attitude and Orbit Control System (AOCS) for its complexity and real time operation. Thus, this work studies the implementation of an attitude control software to a real time operational system and processor. The orbit control is not treated. To do this, it : 1) recovers an environment and ACS software already developed for the RTEMS real-time operating system, running over an ERC32 processor emulator, and communicating with a PC computer that simulates the space environment; 2) migrates them to a similar environment; but, implements them on an actual ERC32 processor; 3) simulates them and compare them in the same cases and under the same conditions of the previous developments. This method allows to: 1) avail and continue the previous developments; 2) recover and improve such environment and software; 3) test the ACS software at design time, under various conditions that may occur in mission execution time, before embed it on a satellite flight model; and thus 4) reduce the risks of faults or loss of mission. The results obtained and such comparisons suggest the success of such migration.
ÁreaETES
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originais/@4primeirasPaginas.pdf 16/09/2021 12:33 413.9 KiB 
originais/DEFESA MICHEL MACENA.pdf 01/07/2021 13:14 61.3 KiB 
originais/Dissertação Michel V10.pdf 04/07/2021 12:15 12.2 MiB
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agreement.html 22/06/2021 22:52 1.7 KiB 
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4. Condições de acesso e uso
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Idiomapt
Arquivo Alvopublicacao.pdf
Grupo de Usuáriosmichel.macena@inpe.br
pubtc@inpe.br
simone
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Licença de Direitos Autoraisurlib.net/www/2012/11.12.15.10
Permissão de Leituraallow from all
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhourlib.net/www/2021/06.04.03.40.25
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F2UALS
8JMKD3MGPCW/46KTFK8
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/bibdigital/2013/10.14.00.13 1
Acervo Hospedeirourlib.net/www/2021/06.04.03.40
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder creatorhistory descriptionlevel dissemination doi electronicmailaddress format isbn issn label lineage mark nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress readergroup resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype


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